sábado, 4 de outubro de 2008

Sim ou Nao ?!



Encontrámos este vídeo sobre a manipulação genética, e como estamos a tratar desse tema achámos interessante mostrar-vos e gostaríamos que dessem a vossa opinião em resposta às questões:


- Será moral ?


- Será ético ?


- Estaremos a destruir a vida como a conhecemos ?


- Até que ponto estaremos nós dispostos a aceitar a genética ?




Opinião do grupo! Achamos que a manipulação genética humana não é moral nem ética, pois é um desrespeito para com os valores da vida, existindo variados tipos de métodos para a criação de seres humanos.
Para nós a manipulação genética está apropriada para animais e plantas e não para o ser humano, pois ninguém é igual e a vida é a nascença de um ser único
.



Ficamos á espera dos vossos comentários!

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá sou a "mundos hoje"
obrigada pelo comentario.
pensava que nunca iria comentar o meu blog
bj
obrigada

Anónimo disse...

Não sei até que ponto será ético. Acho que não concordo com as escolhas das características de um bebé, por exemplo.
Mas e a clonagem de órgãos? Não salvaria imensas pessoas que estão à espera de transplantes?

Acho que o perigo não está na ciência. Está na forma como é utilizada!

Bom trabalho =)

Anónimo disse...

"Para nós a manipulação genética está apropriada para animais e plantas e não para o ser humano"

Sim claro pois somos claramente superiores...deixem as experiências para as formas de vida inferiores...

E porque não escolher as características do futuro rebento? Hoje em dia tudo é personalizavel

Anónimo disse...

Nao concordo com a vossa opiniao, de facto concordo com "agnóstico_", nao vejo o porque de nos diferenciarem das plantas e dos restantes animais, nao vejo o porque da nossa superioridade mas ok. uma opiniao e so isso mesmo. nao acho que a clonagem seja moral, mas o meu ponto de vista nao se aplica apenas a nos humanos mas sim ha natureza no geral, o que a "sofia cruz" disse ja faz muito mais sentido, realmente a criaçao dum programa de orgaos "suplentes" seria uma ideia bastante util e nao vejo ate que ponto seria imoral, pois trata se apenas de uma parte de nos e nao de um todo!, de qualquer das maneiras bom trabalho.

Anónimo disse...

"Acho que o perigo não está na ciência. Está na forma como é utilizada!"
Concordo, mas acho que isso é como tudo.
Em tudo existe a maneira certa e errada de utilizar-mos tal coisa.
Lançaram um bom debate, mas na minha opinião, acho que não so se podem por essas questões, mas sim, também em relação á religião.Sera que reagirão bem aqueles que apenas querem ver a reralidade como alguem (deus, por exemplo) o criou?
"nao vejo o porque da nossa superioridade mas ok."
Não vás por ai.....não tornes isto num debate de sociologia.lol.

Bom trabalho e boa sorte

Anónimo disse...

Concordo com a Sofia, talvez a clonagem de orgãos permitisse salvar muitas vidas e aí sim já seria bastante útil o uso da manipulação da genética.
Em relaçao à escolha das caracteristicas de um bebé já não apoio, não concordo com a ideia de escolher-mos a aparência de um filho. Acho que se torna um pouco 'artificial', como se fosse um programa de computador ou um jogo, tipo 'Sims' em que escolhemos o aspecto dos bonecos. Na minha opinião não faz sentido.
Acho que é um tema bastante discutivel e que dá muito 'pano para mangas'.
Bom trabalho meninas :)

Anónimo disse...

A última frase do vosso vídeo reflecte bem a minha opinião, pois é o Homem que é responsável, directa ou indirectamente, por tudo o que possa acontecer de bom e de mau. Moral ou ético?? Bem, depende o que significa para si o que é moral ou ético.
Então para vocês os animais e as plantas não têm a mesma importância que o Homem?? Vocês estão vivos graças mesmo ao quê? Graças a estes dois que vocês dizem ter pouca importância. Alterar geneticamente uma planta, por exemplo, pode trazer benefícios hoje, mas e amanhã terão os mesmos benefícios. Será que depois andaremos a arranjar maneira de voltar a ter uma determinada planta no seu estado mais primitivo/selvagem para que consigamos viver, como já acontece hoje em dia em algumas zonas do nosso planeta, porque esta afinal têm mais capacidades de sobreviver a diversas condicionantes ambientais se for na sua forma mais selvagem que manipulada geneticamente.
Manipulação genética no Homem?? Depende. Será feita apenas por capricho do Homem ou por necessidade? Se for necessidade (exemplo da “Sofia”) então que se utilize a manipulação genética, agora se for por mero capricho ai já não concordo, pois está muita coisa em jogo.
Continuem assim, bom trabalho.

Anónimo disse...

Creio que eventualmente a humanidade vá chegar a um ponto em que manipular é necessário para a sobrevivência, pois nós mudamos a natureza mais depressa do que ela nos muda a nós...nesse caso é mudar ou perecer